As Redes Educativas e as Tecnologias

Educação e democracia - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário

05 a 08 de junho de 2017
Universidade do Estado do Rio de Janeiro [UERJ]
Faculdade de Educação [EDU]
Programa de Pós-Graduação em Educação [ProPEd]
Redes de conhecimentos e práticas emancipatórias no cotidiano escolar

Apresentação

Pensar a democracia em suas relações com a educação exige considerá-la a partir de uma nova perspectiva teórica e política de compreensão do que ela exige e pode ser, como alerta Boaventura de Sousa Santos na epígrafe acim e, como pretende Maturana, aceitar a pluralidade do mundo como característica e não como problema, reconhecendo a legitimidade de diferentes sujeitos, modos de ser e de compreender o mundo.

Assim, entendemos que o desafio da educação para a democracia e do desenvolvimento de processos de aprenderensinar para um mundo plural e igualitário exige de nós, educadores e pesquisadores do campo da Educação, o desenvolvimento crescente de reflexões voltadas à compreensão desses processos de transformações sucessivas, rápidas e ininterruptas que caracterizam a atualidade e é nesse processo que o “IX Seminário internacional As redes educativas e as tecnologias: democracia e educação - aprenderensinar para um mundo plural e igualitário” se inscreve.

No processo de repolitização da vida social proposto por Santos se inscreve a educação e os processos de aprendizagemensino dentrofora das escolas e espaços educativos formais, temas de que trataremos nesta nona edição do nosso Seminário, em que experiências sociais diversas e perspectivas estarão em permanente diálogo, buscando-se, com isso, tecer relações de autoridade partilhada entre conhecimentos e valores plurais, na perspectiva de uma ecologia de saberes (SANTOS, 2010) em que a relação de interdependência ente esses diferentes se destaque, permitinho e criando possibilidades do reconhecimento de todos e de cada um.

O reconhecimento e a necessidade de diálogo entre modos de aprenderensinar cotidianamente, dentrofora do universo acadêmico para a construção de uma sociedade democrática nos leva a propor nosso nono Seminário com essa temática.

 

Eixos

1
Redes educativas, cotidianos e práticas culturais e os movimentos sociais
Conceição Soares
COMITÊ CIENTÍFICO
em breve
2
Currículo, política, cultura e os movimentos sociais
Rosanne Dias
COMITÊ CIENTÍFICO
em breve
3
Educação inclusiva e processos educacionais e os movimentos sociais
Jane Paiva
COMITÊ CIENTÍFICO
em breve
4
Estudos da infância e da juventude e os movimentos sociais
Miriam Leite
COMITÊ CIENTÍFICO
em breve
5
História da educação e instituições e os movimentos sociais
Marcia Cabral
COMITÊ CIENTÍFICO
em breve
6
Processos formativos, desigualdades sociais e os movimentos sociais
Marcia Alvarenga
COMITÊ CIENTÍFICO
em breve
7
Cultura e comunicação em periferias urbanas e os movimentos sociais
Gustavo Coelho
COMITÊ CIENTÍFICO
em breve
8
Políticas públicas, formação humana e a questão da democracia
Luiz Antônio Saléh Amado
COMITÊ CIENTÍFICO
em breve

Coordenação Geral

Alexandra Garcia
Inês Barbosa de Oliveira
Mailsa Carla Pinto Passos

 

ORGANIZAÇÃO

APOIO


  • GT12 - Currículo
    GT16 - Educação e Comunicação
    GT21 - Educação e Relações Étnico-Raciais